Quer agendar Seguro Desemprego? O Seguro-Desemprego é um benefício voltado para trabalhadores que foram dispensados sem justa causa, para pescadores que não podem trabalhar durante o período em que é proibida a pesca e por trabalhadores que sofreram em condições de trabalho semelhante/igual à escravidão. É uma ajuda financeira temporária para manter o trabalhador estável enquanto está em busca de um novo emprego.
Basta conversar com alguns trabalhadores sobre o benefício do Seguro-Desemprego para descobrir o tamanho da necessidade deste direito. Mesmo que as regras dele tenham sido alteradas muitas vezes dificultando o recebimento do auxílio, ele ainda é extremamente importante.
A primeira coisa que você deve saber na hora de solicitar é quais documentos são necessários para fazer o pedido e qual prazo cada trabalhador tem para fazer o pedido, o que você pode descobrir clicando aqui, e a segunda coisa é como agendar essa entrega de documentos e os locais disponíveis para isso.
Nova Lei do Seguro Desemprego vigente
Em 2015 algumas alterações sobre o Seguro-Desemprego foram aprovadas pelo senado, o que deixou milhares de trabalhadores em dúvida se tem ou não direito ao seguro, como solicitar, agendar e entre outros.
Confira o que muda com a nova regra MP 665/2014 aprovada pelo Senado:
Quem tem direito ao Seguro Desemprego?
No geral, terá direito ao seguro-desemprego quem:
- Ter sido dispensando sem justa causa;
- Estar desempregado no ato do pedido;
- Nunca pediu antes: Deve ter sua carteira assinada por 12 meses seguidos nos 18 meses anteriores à demissão;
- Pedir pela segunda vez: Deve ter em sua carteira de trabalho comprovado que trabalhou 9 meses nos últimos 12 meses antes da demissão;
- Terceira vez: O prazo se torna de 6 meses seguidos de trabalho para ter direito ao benefício.
Onde dar entrada no Seguro-Desemprego?
Por conta da demanda grande de solicitações que são feitas para receber o benefício existe atualmente vários lugares para pode fazer esse processo, acompanhe a lista abaixo:
- Todo Posto Poupa Tempo (de preferência o mais próximo da sua localidade) lembrando que é preciso agendar o dia que vai ocorrer o atendimento. Faça o agendamento pelo Portal do Poupatempo ou Disque Poupatempo 0800 772 36 33 (quando ligar de um telefone fixo), ou então o número 0 + código da operadora + 11 2930 3650;
- Nem todos os postos do Poupa Tempo precisam de agendamento para dar entrada no seguro-desemprego, mas confirme no site do Poupa Tempo antes de comparecer no posto.
- SINE – Sistema Nacional de Emprego (também é possível procurar um novo emprego neste local);
- Todo PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador);
- Agências que são devidamente habilitadas da Caixa Econômica Federal;
- Qualquer posto credenciado pelo Ministério do Trabalho;
- SRTE – Superintendências Regionais do Trabalho e Emprego;
- Qualquer DTR (Delegacias Regionais do Trabalho).
Agendar seguro desemprego online pelo portal do MTE
Também é possível agendar a sua entrega de documentos pela internet!
Como já sabe no ano de 2015 algumas coisas mudaram no benefício, incluindo, a forma de fazer o agendamento do seguro desemprego, por isso muitas pessoas ainda não sabem como fazer como agendar seguro desemprego online pelo site do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Basta colocar o estado onde mora, a cidade, tipo de atendimento que deseja receber, código de segurança e se a sua cidade já estiver devidamente cadastrada finalizar o agendamento.
O uso do site substitui a necessidade de formulários físicos, diminuindo custos e acelerando o agendamento, além de evitar as temidas filas dos bancos e erros nos dados do trabalhador.
Como cancelar o agendamento?
Caso precise cancelar o agendamento cadastrado basta você acessar o mesmo site do MTE e escolher a opção “Cancelar”, preencher todos os dados solicitados corretamente e apertar “Consultar” com isso o seu agendamento vai aparecer na tela, clique no “X” e responda sim para a pergunta “Deseja realmente cancelar o agendamento? ” Que vai aparecer na tela.
E assim de fácil o seu agendamento estará cancelado. 😉
Já agendei a entrada no Seguro-Desemprego, e agora?
O agendamento é o seu requerimento ao benefício. Depois que agendar, você deve comparecer ao Banco Caixa Econômica Federal, ao SINE ou a Delegacia do Trabalho na data e hora do seu agendamento para dar entrada no seu pedido com os seguintes documentos:
- Comunicação de Dispensa – CD (via marrom) e Requerimento do Seguro;
- Requerimento de Seguro-Desemprego – SD (via verde);
- Termo de rescisão do Contrato de Trabalho – TRCT acompanhado do Termo de Quitação de Rescisão do Contrato de Trabalho (nas rescisões de contrato de trabalho com menos de 1 ano de serviço) ou do Termo de Homologação de Rescisão do Contrato de Trabalho (nas rescisões de contrato de trabalho com mais de 1 ano de serviço);
- Carteira de Trabalho;
- Carteira de Identidade ou Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento com Protocolo de requerimento da Carteira de Identidade, ou Carteira Nacional de Habilitação – CNH (modelo novo), dentro do prazo de validade, ou Passaporte, ou Certificado de Reservista.
- Comprovante de inscrição no PIS/PASEP;
- Documento de levantamento dos depósitos no FGTS ou extrato comprobatório dos depósitos;
- Cadastro de Pessoa Física – CPF.
- Comprovante dos 03 últimos contracheques ou recibos de pagamento para o trabalhador formal.
Em casos de dúvidas sobre como conseguir estes documentos ou sobre o seu seguro desemprego, vá até a unidade mais próxima e solicite ajuda.
Demissão sem direito ao Seguro Desemprego
Agora que você sabe como agendar o Seguro Desemprego não perca mais tempo e corra atrás dos seus direitos! Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o assunto, deixe um comentário pra gente aqui embaixo, pariticipe!
Olá, fui demitido em 09/10/2015 sem justa causa em uma empresa que trabalhei por mais de 4 anos e descobri que eles não estavam depositando meu FGTS direito e ainda não quiseram pagar minha rescisão mesmo parcelada em 10 vezes após 5 meses da data da demissão. Entrei na justiça e rapidamente a juíza mandou um alvará para liberar o FGTS que foi recolhido e dar entrada no seguro desemprego, mais só consegui agendamento para julho/ 2016, por tanto passará do prazo de 120 dias.
Minha pergunta é se vou ter que entrar com uma nova ação para receber o que é de meu direito, e tbm se será pago de uma só vez tds as parcelas.
gostaria de saber se tem que agenda o seguro desemprego ou se eu vou direto no cine ou no pac
Olá Antonia. Aconselho você dar uma olhada no site do MTE e tentar agendar antes de ir porque não todos os postos atendem sem agendamento.
EU FUI DEMITIDO AGORA DIA 12 -MAS EU RESEBI NO ANO DE 2015 A ULTIMA PASELA NO DIA 19-2015 EU TENHO DIREITO DE RECEBER – POR FAVO MIN ESCLAREÇA – AGUARDO RESP. DESDE.JA EU AGRADEÇO- OBRIGADO
Boa noite, trabalhei node 01/11/2014 a 01/12/2015, e agora trabalhei de 08/03/2016 a 24/10/2016 gostaria de saber se tenho direito a seguro desemprego? não fiz o pedido na saida do primeiro, mais ja dei entrada em seguro desemprego uma vez
OLA , DEI ENTRADA NO SEGURO DESEMPREGO NO DIA 22/ 12 /2016 NO CAT , DEPOIS DE FEITO O PROCESSO , A ATENDENTE ME INFORMOU QUE A UMA DIVEGENCIA NO MEU SEGURO DESEMPREGO , PARA EU PROCURAR O MINISTERIO DO TRABALHO . O QUE DEVO FAZER
Olá Elias. Você debería ir até o MINISTERIO DO TRABALHO e ver o que acontece.
Boa noite, fiz o agendamento, porém, ñ tenho como comparecer na data marcada, o q eu faço?
Olá Ciléa você pode cancelar o agendamento pelo site do MTE e escolher a opção “Cancelar”,tal e como explicamos no artigo. Em qual estado você se encontra?