Como baixar e usar o aplicativo FGTS para consultar seu saldo

Conhece o aplicativo FGTS da Caixa Econômica Federal? Quer saber para que serve e como usar? Vamos lá?

Nos últimos meses nós não paramos de ouvir sobre o saque das contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), mas ainda existem várias dúvidas sobre o que é exatamente uma conta inativa, como verificar os valores disponíveis para saque e como utilizar o aplicativo para sanar algumas dessas dúvidas, então nesse artigo vamos explicar tudo isso para você. Aprenda a baixar e usar o app em seu celular!

consultar saldo e contas inativas fgts

Aplicativo FGTS – Consulte o saldo e o extrato do Fundo de Garantia no celular!

O que é uma conta inativa FGTS?

Uma das propostas do Governo Federal com a intenção de distribuição de renda é efetuar o pagamento das contas inativas do FGTS, ou seja, pagar para os trabalhadores que tem direito os valores que ficam retidos na Caixa Econômica Federal sobre o próprio FGTS em forma de conta inativa.

Entenda com um exemplo…

Para explicar de uma maneira mais simples imagine que cada vez que é descontado o seu FGTS o valor devido deve ir para uma conta, enquanto você está trabalhando para a empresa A, por exemplo, essa conta está sendo movimentada mensalmente, logo, ela é uma conta ativa.

Já quando você pede a demissão desse trabalho, a conta ficará sem a movimentação e será considerada inativa, enquanto isso você inicia em um novo cargo na empresa B e o processo recomeça, porém é como se cada emprego gerasse uma conta, com isso nessa regra só poderão ser sacados os valores das contas inativas, em outras palavras, os seus trabalhos anteriores e não o atual. Então, atualmente de acordo com a MP 763/16 os trabalhadores que pediram demissão do emprego ou tiveram o seu vínculo contratual com o empregador encerrado por justa causa até 31/12/2015 faz parte da parcela que tem direito ao saque dessas contas inativas.

* Importante: Acaso tenha recebido algum depósito do FGTS depois de 31/12/2015, não é possível fazer o saque do dinheiro, ainda que atualmente a conta esteja inativa.

Agora se você não sabe se tem direito ou não a receber o algum valor do FGTS inativo o primeiro que você tem que fazer é saber se tem algum saldo das contas inativas. Para fazer essa consulta o meio mais fácil e rápido é usando o Aplicativo FGTS, o trabalhador pode fazer a consulta dos valores totalmente de graça pelo seu celular.

O que é o aplicativo FGTS? E para o que ele serve?

aplicativo da caixa para consultar o FGTSO aplicativo FGTS desenvolvido pela Caixa Econômica Federal facilita a vida dos trabalhadores por causa da praticidade que ele traz para aqueles que querem consultar os depósitos do Fundo de Garantia que são feitos na conta através de extratos, ou querem atualizar o endereço cadastral ao até mesmo localizar os locais de atendimentos que são mais próximos da sua residência, e por ser um aplicativo que ode ser instalado no seu dispositivo smartphone é possível fazer tudo isso no conforto do seu lar.

Com o aplicativo FGTS também é possível salvar em formato PDF o extrato do seu FGTS (que depois você pode enviar por e-mail e manter organizado da forma que lhe seja mais conveniente), dando assim um controle maior sobre o seu próprio dinheiro.

Aprenda a baixar o aplicativo FGTS Caixa no celular

Bem isso é fácil, a utilização do aplicativo é muito simples e para melhorar ele é totalmente GRATUITO e atualmente está disponível para as principais plataformas nas suas lojas oficiais de aplicativos:

Passo 01: Fazer o download em seu aparelho celular é exatamente igual como você faria para baixar qualquer um outro aplicativo, é só clicar no botão “Instalar” para Android,  “Obter o Aplicativo” para os Windows Mobile ou “Free download” para os aparelhos da iPhone.

Passo 02: A continuação aceite as solicitações do app e imediatamente a instalação do app dará início em seu smartphone. Uma vez finalizada a instalação procure pelo ícone do app no seu smartphone para começar a usar.

Como fazer o cadastro no aplicativo do FGTS pela primeira vez

Com o aplicativo já instalado e aberto é possível verificar que é solicitado o número do NIS (Número de Identificação Social) e uma senha.

  1. Caso você ainda não possua a senha internet clique em “Primeiro Acesso” e para dar continuidade na inscrição é preciso que você leia atentamente o contrato e clicar em “Aceitar” para aceitar os termos do Contrato de Prestação de Serviços ao Cidadão.
  2. Feito isso, a tela volta para o preenchimento, o NIS pode ser localizado no cartão do cidadão, na carteira de trabalho ou em um extrato do FGTS, ele pode estar descrito como número PIS/PASEP.
  3. Coloque o número NIS no campo solicitado e clique em Continuar”. As vezes pode ser que o aplicativo peça para ser atualizado clique em “Atualizar“. Se isso acontecer, clique novamente em “Primeiro Acesso” e repita os passos.
  4. Na próxima tela o app irá pedir alguns dados pessoais (nome, nome do pai e da mãe, data de nascimento, título de eleitor, RG, etc) preencha todos corretamente e clique emPróximo.
  5. Na próxima tela digite a senha Internet (de 6 a 8 caracteres alfanuméricos) que deseja cadastrar duas vezes iguais e finalmente clique em Cadastrar.
  6. O aplicativo vai voltar para a tela inicial onde pede o número do NIS e senha para fazer o seu login, insira os dados e pronto, você já pode utilizar o aplicativo de forma prática.

* Caso tenha problemas na hora de cadastrar a senha pelo app tente cadastrar a senha através do Portal cidadão Caixa no link abaixo:

Fique atento 👀!

Se você já possui a senha da internet é só logar no aplicativo com o número do NIS e a sua senha Internet, mas caso durante o primeiro acesso você errar algum dado várias vezes durante o preenchimento o sistema ira bloquear o acesso por alguns dias, então preste muita atenção durante este processo.

Como usar o app do Fundo de Garantia no celular?

Uma vez dentro do app pela primeira vez ele irá solicitar atualizar ou somente confirmar o seu endereço. A continuação as suas contas e saldos apareceram na tela, clicando em cada conta você visualiza o seu extrato detalhado.

Usar o app gratuito da Caixa é simples e realmente muito intuitivo. Você apenas, tem que se logar com o seu NIS e sua senha já cadastrada dentro do app é só fazer todas as consultas que quiser.

Como consulto no aplicativo se tenho saldo das contas inativas do FGTS?

Fazer a consulta do FGTS inativo é muito simples. Uma vez dentro do app de cara você já vê “Minhas Contas” e nesse apartado você já confere o seu saldo. Agora para saber se essa conta é inativa ou não clique na seta para ver a situação da conta.

💡E lembre-se!

Caso você não consiga visualizar valores no aplicativo que eram para existir ou tiver algum problema técnico (como senha bloqueada) vá até a Agência da Caixa Econômica mais próxima para verificar os valores disponíveis.

Seja o Fiscal da sua própria conta!

aplicativo do Fundo de Garantia no celular!

Pronto, agora você já sabe utilizar o aplicativo do FGTS para deixar os seus dias mais fáceis, mas se você ainda tem alguma dúvida ou sugestão, fala com a gente, deixe o seu comentário aqui na página ou ligue para o 0800-726-2017! Confira também as perguntas frequentes sobre as contas inativas no site do Caixa-PIS. Até mais! 😋

3 Comentários

  1. deise lucia novan
  2. Meire Eunice Guissone Maldonado
  3. CLAUDENICE

Deixe o seu Comentário: