Você quer saber se quem recebe auxílio doença tem direito ao abono salarial do PIS/PASEP? Hoje vamos explicar para você se quem recebe auxilio doença tem direito ao PIS/PASEP e em quais casos isso não acontece.
O PIS – Programa de Integração Social é um dos programas mais antigos e importantes que o governo disponibiliza para os cidadãos.
Se o trabalhador da iniciativa privada estiver dentro das exigências do programa, poderá receber anualmente o benefício.
Regras do PIS
É sempre válido entender que o PIS é pago anualmente, em forma de abono anual, e para isso, o trabalhador deves estar dentro das regras, que são:
- Carteira assinada no ano base pelo menos de 30 dias;
- Cadastro no PIS de pelo menos 5 anos;
- Receber até dois salários mínimos ou menos mensalmente em media;
- Estar contratado no regime de CLT (Consolidação das Leis do Trabalho);
- E a empresa ter enviado a RAIS (Relação anual de informações sociais) corretamente.
A outra hipótese que uma pessoa poderá se beneficiar das quotas do PIS (que se refere aos valores do fundo de participação até 1988) está relacionado a outros critérios, bem diferente das regras do abono do PIS.
Cotas do PIS
Ter trabalhado de carteira assinada entre 1971 a 1988.
Já para receber o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) o trabalhador também deve estar de acordo com as exigências do programa, que são sem semelhantes às do PIS.
Considerando que também é pago para quem recebe menos de dois salários mínimos por ano, e a administração compete ao Banco do Brasil.
Quem recebe auxílio doença poderá sacar o abono do PIS/PASEP?
Sim, mas depende de alguns fatores. A resposta pode variar dependendo de cada situação, em alguns casos o trabalhador não tem direito a receber e em outros sim.
* Só para lembrar a você, quando falamos em cotas, os trabalhadores com doenças graves como o câncer e Aids, por exemplo, podem ter acesso a essas quotas.
É muito simples, para ter direito a receber o abono do PIS, quem está usufruindo do auxílio doença, somente irá receber se no ano base esteve com a carteira de trabalho assinada por um empregador devidamente legalizado por, pelo menos 30 dias.
Ou seja se o trabalhador que está recebendo o auxílio doença não trabalhou no ano-base não tem direito ao beneficio do PIS/PASEP.
Porque quem recebe o auxílio doença tem direito de receber o abono do PIS/PASEP?

Quem recebe auxilio doença tem direito a receber o PIS/PASEP?
O auxílio doença é um direito do trabalhador quando está impossibilitado de realizar o trabalho na empresa, mesmo depois dos 15 dias de atestado médico pagos pelo empregador.
Se o trabalhador está gozando atualmente do benefício, ele não faz referência ao ano base do PIS, por isso nada impede de receber o abono, sempre e quando tenha direito.
Observação importante sobre o abono do PIS para quem está recebendo o auxílio doença
Caso o trabalhador receba o auxílio doença por um longo período, um ano por exemplo, no próximo calendário do PIS, não terá direito a receber o abono do PIS, porque não cumpriu a exigência de 30 dias trabalhados no ano base.
Como consultar se tem direito a receber o abono do PIS mesmo usufruindo do auxílio doença?
O procedimento para você ter certeza se tem direito ou não ao abono do PIS/PASEP é realizar a consulta.
Basta consultar o app Caixa Trabalhador, telefonar para o 0800 726 0207, acessar o site da Caixa Econômica Federal, ou, comparecer numa agência, munido com o RG, e com o número do PIS que consta no cartão do cidadão e na carteira de trabalho.
Todo o processo é muito simples, basta a acompanhar a divulgação do calendário anual do PIS, aguardar o período conforme a data prevista e então realizar a consulta.
Boa tarde..eu tô afastada do serviço recebendo auxílio doença desde 13/10/2016..tenho direito a receber o piz esse ano..sofri um acidente em 20/08/2016..e tô afastada desde essa data..
No artigo explica Wanderlea.
Eu estou de benefício sofri um acidente eu tenho direito a o pis
Depende. No artigo explica. Leia ele. Caso fique ainda com dúvidas deixe a sua pergunta.
Oi eu trabalhei o ano de 2017 todo e o ano de 2018 ate julho ,agosto entrei de férias,dai em setembro sofri um acidente nas vistas e estou encostado desde então! Mais a caixa mandou a mensagem dizendo que NAO TEM BENEFÍCIO PARA ESSE PIS! Como assim? Pode me responder?
Meu marido tem 2 anoa que ta incostado ele recebe ele recebe pis
A voz automática disse q eu ñ tenho direito pq no ano base recebia mais que 2 salário mínimo, mais agora estou desemprego e recebendo auxílio doença isso está certo
Bom Clayton para ter direito a receber você tem que trabalhar pelo menos 1 mes no ano base sim ou sim, se você esta afastado e recebendo auxílio doença e não trabalhou no ano base não tem direito.
boa tarde, caso o funcionário fique afastado 9 meses no ano base, quando for receber o PIS, o mesmo deverá ser integral, ou proporcional?
O PIS SEMPRE é porporcional pelo tempo de serviço. Esteja afastado ou não se no ano-base só trabalhou 2 meses, só irá receber pelos dois meses.
Achei um absurdo essa questão de quem esta de seguro de doença nao receber o pis de aniversário. Estou de seguro doença, não foi por quis ficar, e sim por necessidade, e o seguro que inss paga e menor que estava ganhando se estivesse no trabalho, acho que isso uma injustiça conosco.
Baseado na resposta dada a Karyne, se eu estive afastada 09 meses vou receber somente o proporcional de 4 meses, mesmo que emprega (carteira assinada durante os 12 meses) ?
No artigo explica Linda. O que você não entendeu do artigo?
Estou afastada do trabalho desde maio de 2016, devido a um câncer de mama, tenho direito ao pis integral mesmo nao tendo trabalhado nenhum mês no ano base de 2017.? Pque recebi apenas metade do valor do pis.
Olá Lucília. Para ter direito a receber o valor total do PIS você teria que ter trabalhado o ano base completo, ou seja o ano de 2016, pelo que você disse apenas trabalhou 5 meses, pelo que você só recebeu a parte proporcional pelos seus 5 meses de serviço. Atualmente o PIS que esta sendo pago é referente ao ano 2016, não 2017. Mas como você esta afastada desde o ano 2016 você não trabalhou nem um só mês no ano 2017, ou seja que no próximo calendário você não vai ter direito a receber nenhum valor referente ao abono salarial. Abraço!
O Afastamento por acidente de trabalho também não possui direito ao PIS? O afastamento é desde 2013.
Veja bem Elenilza, como ocorre também com as pessoas que recebem auxilo doença, as regras do PIS são iguais para todos. Tem que ter trabalhado no minimo trinta dias no ano-base, sem isso não tem direito. Se a senhora esta afastada desde 2013, já não cumpre com os requisitos dos 30 dias de serviço.
Recebi o auxílio doenca de 2013 a 2017 perdi o benefício em Dezembro de 2017 recebia valor dw 2.100,00 tenho direito em receber o pis esse ano?
Não tem direito. Para receber tem que trabalhar.
Oi boa noite nunca trabalhei de carteira assinada .mas eu recebo auxilio doença deis 2009 pelo INSS ,quero saber se tenho direito de receber o PIS .porque no meu papel tem um número do PIS .?
Espero a resposta grata!
Olá Jeane. No artigo explica justamente a sua pergunta, por favor leia, caso ainda tenha alguma questão não dúvida em questionar
Olá boa noite eu mim afastei por motivos de doença em julho de 2017 e voltei em 8 de novembro de 2017 pq vou receber só o proporcional
Correto, o senhor vai receber pelos tempo de serviço.
Bom dia estou afastado por acidente desde novembro de 2017 gostaria de saber se tenho direito ao pis em 2019 trabalhei de julho até novembro de 2017.
Você tem direito a receber o tempo proporcional de serviço no ano base 2017.
Estou afastado desde 23/11/2016 por auxílio doença quero saber se tenho direito ao beneficio PIS PASEP
Se esta afastado desde 2016 e não trabalhou no ano de 2017 não tem direito.
eu trabalhei ate dezembro de 2015 e to encostada ate hoje eu tenho direito
Não tem direito ao Abono Salarial. Se a senhora trabalhou antes de 1988 talvez possa ter para sacar algum saldo das cotas do PIS.
Estou afastado a 1 ano e 2meses eu tenho direito ao piso.
Depende, se a senhora trabalhou pelo menos um mês no ano de 2017 e se encaixa no resto de requisitos talvez possa ter direito da uma olhada no artigo: Como consultar PIS.
Olá. Meu tio está com o processo no juiz para tentar receber o beneficio do INSS, porém alguns dias atrás “puxei” no site da CAIXA e ele tinha um valor X para receber, passado alguns dias, estava constando no site que não havia mais saldo mesmo sem ele ter sacado. Por que isso ocorre? Há alguma interferência do beneficio no PIS? Será que ele ganhou o processo e vai receber esse valor junto ao beneficio no primeiro pagamento?
Não provavelmente desapareceu pela atualização de saldos. Você olhou novamente?
Olá por favor …me explique eu no ano de 2017 entrei na empresa em junho ,esse ano 2018 fez 1 ano em Junho,liguei pra caixa é eles disse que eu vou receber 557.00 que equivale a 7 meses..Pq isso ?Eu sou cadastrada no PIS já tem mas de 5 anos? Obrigado
Porque desde o ano de 2015 o PIs se recebe pelo tempo proporcional de serviço.
Boa tarde quem estevs de licença maternidade por 4meses afastada do trabalho recebe integral ou só os 8 meses?
Quem fica de licença maternidade recebe pelo tempo proporcional de serviço ativo.
Trabalhei em 2017 de janeiro ate dia 31 de agosto ai sofri um acidente vou receber em 2019 o pis referente a 2017
Se rm 2017 você tinha 5 anos de cadastro no programa e tinha direito a receber a senhora irá receber no seu mês de nascimento o valor proporcional pelo tempo trabalhado nesse ano.
olá eu comecei a trabalhar em uma empresa em 1986 e sai em 2009 tenho direito a receber essa quota,
Bom não sei qual é seu caso Orlando. O saque das cotas do PIS para qualquer idade encerrou no mês de Setembro. Você teria direito desde 1986 até 1989.
Estou afastado da empresa desde de maio de 2016 estou recebendo auxílio doença estou nessa empresa desde de 2008 eu tenho
direito ao pis pasep
Não. No artigo explica o porque.
Eu trabalhei no ano de 2017 os 3 primeiros mês do ano e o resto do ano fui afastado pelo inss eu tenho direito ao pis no valor integral?
Não, somente tem direito aos meses que trabalhou.
Estou encostado desde janeiro de 2014 tenho direito a receber pis? Trabalhei de outubro de 2013 a janeiro de 2014
Não, não tem direito. No artigo explica.
No ano passado eu fiquei encostada 3 meses pelo INSS por motivo de doença,esse ano eu recebi 843,00 de PIS ,esse valor corresponde aos meses teabalhados?
A senhora recebeu pelo tempo de serviço. Mas francamente se a senhora realmente ficou encostada 3 meses teria que ter recebido 557.00 R$ e não 843,00.
Olá,ainda não tive o privilégio de receber´,sempre trabalhei mas sem o registro na carteira que (erro)inclusive chegar a ter uma HAMBURGUERIA,2013 ate 2016, onde no mesmo sofrir dois acidentes,fiquei recebendo auxilio doença até em 2018 . Tenho 3 anos carteira registrada e 2 pelo inss A pergunta é 2019 Vou trabalhar carteira assinada,esses 3 anos trabalhei carteira assinada pode juntar com os 2 inss da 5 anos,eu sei que pra receber tem ter trabalhado no ano.a pergunta é se pode juntar
Estou afastado pelo INSS ” Auxílio Doença” desde janeiro de 2013, que foi quando descobri o “HIV” e pouco tempo depois a “Neurossífilis”. Por estar esses anos todos afastado, não tenho direito ao PIS e nem ao FGTS .
PIS porque no ano base não trabalhei.
FGTS só continua sendo pago, em casos como acidente de trabalho e licença maternidade..
Olá eu estou afastada do trabalho desde de 2010
A empresa diz que eu não tenho direito a abono pis
Quero saber de vocês
Se eu tenho ou ñ ?
Não, não tem direito e no artigo explica, por favor leia!
Ola eu dei entrada no auxilio doença e vou passar o receber o beneficio e meu pis ta marcado pra eu sacar em março de 2019 eu recebendo o auxilio doença posso sacar o pis antes da data marcada.
Não. Auxilio doença é uma coisa, abono salarial outra. O senhora irá receber o PIS na data que marca o calendário divulgado pela CODEFAT.
Bom dia!! Estou afastado a dois anos e recebendo auxilio doença pelo motivo de ter HIV é insuficiência renal crônica fazendo hemodiálise..Estou afastado desde 08/2016.. Tenho direiro de receber o Pis. Estou registrado ainda e já faz mais de 20 anis de registro?
Oi eu trabalhei o ano de 2017 todo e o ano de 2018 ate julho ,agosto entrei de férias,dai em setembro sofri um acidente nas vistas e estou encostado desde então! Mais a caixa mandou a mensagem dizendo que NAO TEM BENEFÍCIO PARA ESSE PIS! Como assim? Pode me responder?
Oi trabalhei na empresa e logo descobri que eu estava gravida…fostaria saber se no perido da licenca a maternidade eu recbo o pis? Completou um 1 ano nesta empresta depois pedi as contas eu tenho direito 12 meses?
Após 3 perícias de auxílio doença indeferido, entrei na justiça pra restabelecer meu benefício. Enquanto o processo andava agendei uma nova perícia e estou afastada até 31/01. Após essa data eu tenho que voltar ao trabalho? O processo está aguardando juiz dar a sentença! Foi solicitado tutela mas no processo não há nenhuma menção sobre a tutela… será porque foi concedido o benefício até 31/01?
Boa tarde, sofri um acidente de trabalho to encostado pelo cod 91, minha carteira ta assinada ainda, se eu ficar mais de 1 ano encostado continuo tem direito ao PIS.
Pois quando acabar meu beneficio eu retorno p o emprego e ainda tenho estabilidade durante 1 ano pq minha carteira esta assinada.
trabalhei o ano de 2016 todo.Em 18/01/2017 fiz uma cirurgia,não tive condições de voltar, em outubro desliguei da empresa.Como vou calcular o meu pis?
Boa tarde
Trabalhei em 2017 ja e fiquei um mes e meio afastada pelo aucilio doença e no dia 1 de dezembro de 2017 tirei a licença maternidade
Recebo o pis integral ou referente a quantos meses?
Trabalhei de fevereiro 2017 a junho 2017 e entrei no auxílio doença. Voltei em Julho 2018 ao trabalho e permaneci trabalhando até dezembro. Porquê não recebi o PIS em janeiro 2019?
recebo o auxilio doença desde 2015…minha carteira continua assinada..eu tenho direito ao pis??
estou afastada do serviço por motivo de doença desde 2017, tenho direito ao Pis? Porque minha carteira continua assinada, esta assinada ja faz 4 anos na mesma empresa
Eu estava grávida em 2018 e com 4 meses precisei me afastar da empresa, pois minha gestação era de alto risco. Fui consultar o pis e o valor saiu inferior a 1 salário mínimo. Minha dúvida é, eu não deveria receber o valor integral? Pois fiquei fixada o ano todo?
Se a pessoa está empregada com carteira assinada o ano todo más está afastada por doença e usufruindo do direito de auxílio doença, isso significa que a pessoa não é trabalhador e não tem direito ao PIS integral é isso mesmo?
É muito contravenção pois continua registrado sendo um empregado e é negado o PIS integral. Isso é Brasil dos corruptos!
Trabalho na empresa desde 2016.Em 2018 trabalhei até 23 de setembro entrei de auxílio doença até março de 2019, tenho direito ao pis integral do ano de 2018 já q nasci em março ?
Boa noite, minha mãe está afastada desde de 1996, é sempre recebia os juros pelo menos, sendo que sempre ganhou o mínimo, mas em 2017 recebeu quase um salário mínimo da época, mas 2019 falaram que ela não tinha direito, pq?
Boa tarde,trabalhei com carteira assinada,porém em Junho/2018 tive uma trombose e por ela fiquei afastada pelo INSS 3 meses,no mês de Dezembro saí de férias,desde então trabalho normalmente, não tenho direito ao abono salarial?
Estive afastada por motivo da doença e devidamente deferido pelo INSS, não conta como meses trabalhados esse período de afastamento?aguardo a resposta,pois meu mês de pagamento é este,o de Março, obrigado