Como consultar PIS: Confira seu Saldo PIS/PASEP 2020

Chegou até aqui querendo consultar PIS 2020 e não sabe onde pode ser feita a sua consulta? Você acaba de chegar ao site certo!

consulta do saldo do pis

Aprenda a consultar o saldo do PIS!

O abono salarial é um benefício que tem feito bastante diferença na vida dos trabalhadores brasileiros, e que pode chegar até o valor de um salário mínimo. Trata-se de uma renda extra que pode ser utilizada para planejar viagens, quitar dívidas, realizar reformas na casa ou simplesmente para comprar novos eletrodomésticos. Quer saber mais sobre o PIS? Então continue lendo a matéria! 🙂

O que é o PIS PASEP ?

O Programa de Integração Social (PIS) é um direito do trabalhador de baixa renda de instituições privadas, que conta com essa contribuição social de natureza tributária, para financiar o pagamento do seguro-desemprego, abono salarial e participação na receita dos órgãos e entidades para os trabalhadores públicos e privados.

O Caixa PIS é destinado aos funcionários de empresas privadas regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) assinada há cinco anos, no mínimo e visa integrar ao trabalhador uma parcela referente ao desenvolvimento da empresa. Um benefício administrado pela Caixa Econômica Federal.

O Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) é destinado aos funcionários públicos como, por exemplo: Professores de escolas públicas, funcionários da prefeitura, garis, funcionários dos postos de saúde e etc, e o beneficio é administrado pelo Banco do Brasil.

📅 Confira agora o novo calendário de pagamento do PIS!

Onde ver o número do PIS ?

Não sabe o número de seu PIS? O número do PIS  é essencial para que o trabalhador possa acompanhar alguns benefícios, como seguro desemprego, saldo de contas do FGTS e claro o abono salarial do PIS. O número pode ser conferido:

  • nos extratos do FGTS emitidos pela Caixa Econômica Federal.
  • no Cartão Cidadão.
  • na sua própria carteira de trabalho.
  • no RH da sua empresa.
  • no Termo de Homologação de Rescisão de Contrato.
  • no site CNIS da Previdência Social.

Como saber número do PIS pela internet?

Através do site do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais) você poderá encontrar o número do seu PIS, e com ele será possível consultar a disponibilidade de seus benefícios. Basta seguir as instruções abaixo:

  1. Através de seu navegador, acesse o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais, clique na palavra “Inscrição” e em seguida clique na opção “Filiado”.
  2. Preencha seu nome completo. No campo “Nome de Filiado”, a seguir preencha com o nome completo de sua mãe, da mesma forma que consta em sua carteira de trabalho, mesmo se houver erros de digitação (Se quiser você pode omitir o nome da sua mãe clicando em “Ignorado”). Agora preencha os campos data de nascimento e CPF.
  3. Finalmente digite o texto que aparece na imagem no canto inferior da tela e prossiga com o cadastro clicando em “Continuar“.
  4. Se todos os dados estiverem corretos uma mensagem em vermelho aparecerá no canto superior da tela informando que estes dados já constam na base do CNIS. Anote o número de seu PIS que aparece ao final da mensagem.

Mas se você não tem nenhum destes documentos em mãos não se preocupe, o número do seu PIS também pode ser consultado por telefone: pela central de atendimento da Previdência Social no número 135, e no número de atendimento da Caixa Econômica Federal 0800-726-0207.

Quem tem direito ao abono salarial do PIS?

Para ter direito ao abono salarial é preciso preencher alguns requisitos estabelecidos pelo Governo Federal:

  • Possuir cadastro válido no PIS há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido uma remuneração mensal média de até dois salários mínimos por mês durante o período do ano-base em questão;
  • Ter exercido qualquer atividade remunerada para uma Pessoa Jurídica durante um período mínimo de 30 dias, sendo estes consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS);
  • Não possuir nenhuma dívida com o Governo Federal;
  • Mantes todos os seus dados atualizados.

Esta é a forma mais prática de saber se você terá direito ao abono salarial no ano-base corrente.

Como consultar PIS 2020?

Quer saber se tem um saldo a receber do PIS e não sabe como fazer a sua consulta?

A consulta do PIS pode ser realizada por telefone, pelo portal do cidadão na internet, em agências da Caixa Econômica ou até pelo aplicativo Caixa Trabalhador.

Confira a seguir 5 formas para consultar PIS:

Consultar PIS por Telefone

como consultar pis pelo telefoneA central de atendimento Caixa Cidadão disponibiliza um canal para consulta do PIS, através do telefone 0800-726-0207.Capacitado para consultar as datas de pagamento e saldos do PIS, de acordo com  a tabela estabelecida para o pagamento do benefício.

Suas informações pessoais serão solicitadas pelo atendente da Caixa Econômica Federal por questões de segurança, e não esqueça de ter o número do seu PIS, CPF e RG em mãos.

O horário de atendimento é de segunda à sexta, das 08h da manhã às 22h, e aos sábados das 10h às 16h. A ligação é gratuita e pode ser feita tanto de telefones celulares quanto de fixos.

Consulta PIS na Agência da Caixa Econômica

como consultar o saldo do pisVocê também pode comparecer a qualquer agência da Caixa Econômica Federal para efetuar a sua consulta. Basta levar seus documentos de identificação originais e o número de seu PIS. Além disso, nas agências também é possível consultar o calendário de pagamentos do ano-base em questão.

A consulta também poderá ser realizada em caixas eletrônicos da Caixapostos de atendimento do Caixa Aqui e  Casas Lotéricas com o cartão cidadão e senha.

Consultar PIS pela internet

A Caixa sugere algumas precauções antes de consulta do PIS online:

consulta do pis pelo computador

  • Evite acessar seus dados de um computador público ou em computadores sem antivírus;
  • Não deixe programas abertos de consulta com seus dados pessoais;
  • Não entregue suas senhas a terceiros.

Consultar saldo PIS no site da Caixa Econômica

Com o número do PIS é possível consultar gratuitamente pela internet o calendário de saques do benefício e os valores a serem recebidos. A consulta é bastante simples, basta seguir as instruções abaixo:

  1. Utilizando seu navegador de internet acesse o Portal Caixa Trabalhador.Digite seu número de PIS e a sua senha internet. Caso você ainda não tenha uma senha cadastrada, basta clicar no link “Cadastrar Senha” na parte inferior da tela e seguir as instruções para o cadastro. Após preencher todos os campos: Nome, Nome da Mãe, Data de Nascimento, Município de Nascimento, CPF, RG e o código de verificação, clique em “OK” ou “Confirmar“.
  2. Uma vez feito o cadastro e ter feito o login com o seu número NIS (PIS/PASEP) e senha, na próxima tela que irá ser carregada clique na aba “PIS”.
  3. Nesta tela já será possível conferir todas as informações relevantes do benefício, como data do pagamento e o valor a ser recebido. Para consultar o seu saldo selecione “Consultar pagamento“.consulta ao pagamento do PIS/PASEP

Se não houver nenhum valor disponível, o saldo exibido será de R$ 0,00 seguido pela mensagem “Não há benefícios para este PIS”. Isto ocorrerá quando:extrato pagamento do PIS

  • O saque do benefício já foi efetuado;
  • O beneficiário não tem direito ao abono salarial no ano-base corrente;
  • A consulta ao benefício foi feita fora de época e as informações ainda não estão disponíveis.

Lembre-se de guardar ou memorizar a sua senha internet. Ela será solicitada toda vez que você precisar fazer uma consulta sobre o abono salarial e conferir o valor ao qual você tem direito e o calendário de pagamento.

Consultar PIS no Aplicativo Caixa Trabalhador

Outra opção muito conveniente para o trabalhador que quer acompanhar o calendário de pagamentos do PIS pode ser o aplicativo Caixa Trabalhador da Caixa Econômica Federal.

O aplicativo para smartphones e tablets está disponível gratuitamente para os sistemas operacionais Android, iOS e Windows Phone e permite acessar todas as informações sobre todos os benefícios que você pode ter direito, como abono salarial e seguro-desemprego.

É possível acompanhar o calendário de pagamentos, extrato e parcelas liberadas de todos os benefícios. Além disso o aplicativo também permite consultar algumas perguntas freqüentes sobre os benefícios caso você tenha alguma dúvida e também localizar a agência da Caixa Econômica mais próxima de você.

O aplicativo é muito fácil de ser instalado e utilizado. Você só precisa ter em mãos o número do seu PIS para começar a usá-lo e consultar as informações de todos os seus benefícios em qualquer lugar que você estiver, além de ter a conveniência de encontrar todas as informações centralizadas em um só lugar.

💡 Como verificar saldo do PIS pelo aplicativo Caixa Trabalhador

Como conseguir um comprovante ou 2ª via do cartão PIS?

O comprovante pode ser adquirido em uma agência da Caixa Econômica ou da Previdência Social, pelo responsável munido de RG e CPF.

💡Como sacar o PIS?

Ficou com dúvidas? Para mais informações por telefone sobre o PIS. Ligue:
• Alô Trabalho, pelo telefone 158 do Ministério do Trabalho.
• Caixa Econômica Federal (PIS), pelo número 0800-726 02 07.
• Banco do Brasil (PASEP), pelo número 0800-729 00 01.

Assim fica mais fácil de planejar o que você poderá fazer com a renda extra. Gostou da dica? Deixe sua opinião nos comentários abaixo e nos conte o que você planeja fazer com a graninha extra!

30 Comentários

  1. Gerson Paula de Almeida
    • Suporte
  2. Rebeca
    • Suporte
  3. Ivo
    • Suporte
  4. giseli
    • Suporte
  5. tarcila
  6. Jair Santana Dos Santos
  7. Gabriela M
    • Suporte
  8. Adriana
    • Suporte
  9. Andressa
    • Suporte
  10. Flavio
    • Suporte
  11. Li
  12. Flávia
  13. Nayara
  14. PATRICIA
  15. Eduardo
  16. Cristiane Souza
    • Suporte
  17. Michelle Cruz
  18. Samuel
    • Suporte
  19. Beatriz

Deixe o seu Comentário: