Chegou até este artigo querendo saber se uma empregada doméstica tem direito ao PIS?
Sempre quando falamos sobre o abono salarial do PIS é absolutamente normal surgir muitas dúvidas sobre o projeto, entre as principais encontramos: o que é o PIS? Qual o tempo necessário de carteira assinada para possuir o direito de recebê-lo? Quanto tempo precisa ter trabalhado no ano anterior? Entre outras muitas dúvidas sobre o beneficio.
Todos os trabalhadores ficam atentos ao calendário de recebimento do beneficio social sem muitas vezes ter certeza se possuem ou não direito de receber tal direito, então aqui vamos explicar exatamente o seu funcionamento e suas principais regras. Vamos lá? 🙂
Empregada doméstica tem direito ao PIS? Confira!
Entendendo o que é o PIS
Por meio da Lei Complementar n° 7/1970, nasceu o Programa de Integração Social (PIS) é um projeto do Governo Federal onde é pago pela Caixa Econômica Federal todo ano um salário extra aos trabalhadores com carteira assinada a mais de cinco anos e que possuem uma renda inferior a dois salários mínimos.
Então, se estamos em 2018 e a pessoa não trabalhou pelo menos os trinta dias exigidos em 2017 ela automaticamente já não possui o direito de receber o PIS e assim sucessivamente.
Falando assim parece simples de lembrar e compreender, como algo tão simples poderia gerar tanta confusão? Entretanto além das regras citadas também é necessário o trabalhador possuir o nome registrado na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) junto ao Ministério do Trabalho para comprovar a sua contribuição ao INSS no ano interior e ter trabalhado no mínimo por trinta dias no ano anterior. Lembrando que a RAIS só pode ser aberta por um número de Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ).
Mas… empregada doméstica tem direito ao PIS?
Infelizmente não, as empregadas domésticas não têm direito a receber o PIS. Apesar das mudanças na categoria das empregadas domésticas nos últimos anos terem sido intensas, o que gerou grandes polêmicas porém também ofereceu um novo fôlego ao setor, se levarmos em consideração que:
- Foi criada a contribuição para a aposentadoria;
- Obrigatoriedade da carteira assinada;
- Reconhecimento do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) como um direito;
- Seguro desemprego no caso de demissão sem justa causa;
- Adicional noturno;
- Pagamento de horas extras;
- Auxílio creche.
Um dos principais motivos para as regras do PIS/PASEP quanto as domésticas ainda não terem sido alterada no país é porque entre as regras para o recebimento do benefício está descrita a necessidade de o trabalhador ser funcionário do setor público; do setor privado ou de uma pessoa física que se identifica como empresa, ou seja, é obrigatório que o trabalhador seja registrado por um CNPJ para só assim possuir o direito de receber o incentivo.
Atualmente para registrar uma empregada doméstica não é necessário abrir uma empresa (um número de CNPJ), é possível fazer esse registro utilizando o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), por conta desse fator fundamental até este momento não é possível comprovar ao Ministério do Trabalho o vínculo empregatício da doméstica com o empregador através da RAIS. Sem essa comprovação não existe possibilidade do recebimento do benefício do PIS.
O que esperar do futuro?
Claramente essa regra ainda pode ser alterada no futuro mesmo que seja apenas para a categoria das domésticas, o que seria o ganho de mais um importante direito considerando a demora que o setor já sofreu para adquirir os direitos citados acima, porém por enquanto é possível unicamente acompanhar os projetos de leis que tramitam no senado e cobrar dos governantes a melhora na categoria para que em poucos anos as domésticas também possam usufruir do PIS.
Quem não tem direito ao PIS na atualidade?
Não só as empregadas domésticas não tem direito ao Abono Salarial do PIS também outro tipo de profissionais não tem direito, saiba quais:
Veja também
- O que é o abono salarial PIS/PASEP?
- Como se faz o cadastro para ter o PIS?
- Quem tem direito ao abono salarial do PIS E PASEP?
- Como saber o número do seu PIS?
- Como sacar o Programa de Integração Social (PIS)?
- Empregada Doméstica tem direito a Seguro Desemprego?
Ficou com alguma dúvida ao respeito se empregada doméstica tem direito ao PIS? Continue acompanhando nosso site para ficar por dentro de qualquer novidade ao respeito! Deixe escrito o seu comentério! 😉
Olá Boa noite!! Gostaria de resgatar o meu número do pis.. não consigo com o q tenho na carteira de trabalho , só da inválido…
Olá Maria. Empregada Doméstica por em quanto não tem direito a receber PIS.
Boa noite, eu sou Cleusa tenho meu CNPJ em aberto já ums quatro anos,e pago meu INSS como microempreendedores simples,tenho direito ao PIS.
O MEI não registra a sua própria carteira de trabalho, não pode receber PIS. Unicamente no caso que o MEI seja empregado em outra empresa que sim registre sua carteira de trabalho e se encaixe com os requisitos para receber o Abono.
Ola boa noite micro empreendedor simples pagam o INSS já uns 4 anos tem direito ao pis
Microempreendedor não tem direito ao PIS.
Boa noite
Comecei a trabalhar em julho
De 2016 e ainda estou trabalhando na msm empresa e ganho salario minimo
Faco aniversario no mes de agosto
E recebo o pis no mes de agosto tbm
Eu irei receber referente a 12 meses ou apenas os 6 meses referente a 2016
Msm eu ainda estando empregado nessa
Msma empresa
Você vai receber a parte porporcional ao tempo trabalhado em esse ano. Como você só trabalhou 6 meses no ano base de 2016, você só tem direito ao esse tempo de serviço. Ou seja a meio salario mínimo.
Olá… Trabalhei em empresa de 2008 até 2016. Nesse período recebi PIS após os 5 anos de carteira assinada. Mas desde setembro de 2017 trabalho como cuidadora de idoso, assim sendo registrada por pessoa física. Minha dúvida é: mesmo anteriormente tendo recebido PIS hoje não tenho mais direito? Grata.
Sempre trabalhei em empresas e sempre recebi meu pis. Mas a um ano e meio trabalho como doméstica. .perdi o direito d receber o pis
Correto. Empregada doméstica não tem esse direito.