Quer saber o que é exatamente o FGTS inativo 2019 e quando fica liberado para saque? Desde o final do ano passado estamos escutando sobre as contas inativas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e ficando ansiosos, por vários motivos, um deles é que ainda estava um pouco difícil de verificar quem tinha valores para serem recebidos, “conta inativa FGTS” não é era um termo realmente utilizado no nosso dia-a-dia e também porque não sabíamos exatamente o que era uma conta inativa.
Então acompanhe o artigo e entenda o que signifa isso exatamente. Vamos lá?
O que é FGTS inativo 2019?
Uma conta inativa do FGTS nada mais é do que todo o valor que foi recolhido mensalmente do salário do trabalhador enquanto ele estava no vínculo empregatício com uma empresa depositado em uma conta junto à Caixa Econômica Federal.
Cada vez que o trabalhador encerra a conexão com uma empresa e inicia seus serviços em outra a conta anterior fica sem movimentação, fica inativa, e uma nova conta é aberta em responsabilidade da nova empresa. E é dessas contas inativas, ou seja, aquelas contas que o empregado já não está mais na empresa, portanto já não ocorrem depósitos que os trabalhadores poderão estar fazendo os saques.
👉 Veja também: Consulte o seu saldo das suas contas inativas pelo celular usando o aplicativo FGTS!
Quem pode sacar o FGTS inativo?
Claro que há algumas regras a serem seguidas para que os trabalhadores tenham o direito de retirar os valores dessas contas inativas, seguindo a Lei 13.446/17, aprovação que deu início a todo esse processo de retirada de valores do FGTS somente os empregados que pedirão demissão ou foram afastados de seus cargos por justa causa até a data de 31/12/2015 vão poder sacar os valores de suas contas inativas.
Para o atual presidente estes saques não irão prejudicar em nada os projetos sociais que são financiados pela verba do FGTS; o que é o caso do programa Minha Casa Minha Vida. Pelo o contrário; ele afirma que está é uma maneira de injetar na economia recursos para mobilizar e trazer de volta a movimentação de fluxo de caixa nas contas públicas.
Como saber se tenho saldo no fundo de garantia inativo 2019?
Existem três formas simples e seguras de consultar seu saldo sempre precisar sair de casa. A outra forma é verificar se há algum correspondente Caixa Aqui que faça a consulta ou ir direto até a agência da Caixa mais próxima.
Por telefone
Sendo a forma mais rápida e sem a necessidade sem depender de internet ou fazer cadastro em algum site, é consultar pelo 0800 726 2017. Você irá conversar com uma atendente eletrônica, por isso, sua interação com ela será digitando os dados que ela pede.
Para fazer a consulta você poderá informar o número do NIS ou seu número de CPF. Se não houver valores, ela irá informar rapidamente, mas se houver, ela pedirá mais alguns dados pessoas para ter certeza de que é o titular da conta que está consultando. Com os dados confirmados, a atendente te passará o valor atualizado para saque e, se você tiver conta-corrente no banco Caixa Econômica, ela perguntará se você deseja que o valor seja transferido automaticamente para a conta quando estiver disponível.
Pelo site da Caixa
Agora, se você acha que fazer isso pela internet é muito melhor, você pode acessar o site da caixa e ir em Contas Inativas (www.caixa.gov.br/contasinativas) e consultar por lá. O processo é bem simples, porém, você precisará do seu número do NIS em mãos.
Pelo aplicativo FGTS
Uma ótima alternativa para fazer a consulta do seu FGTS diretamente no seu smartphone. O aplicativo se encontra disponível para aparelhos com sistema operacional Android, Windows Phone e iOS. Basta ter seu NIS por perto.
Quem tem direito a fazer o saque do FGTS?
FGTS inativo como receber?
Onde e como fazer o saque:
O saque poderá ser feito pelo das seguintes maneirasLOCAIS DE ATENDIMENTO | QUE PRECISA? | VALORES |
---|---|---|
Agências Caixa | RG, CPF ou CNH. PIS/PASEP. CTPS. | Qualquer valor |
Autoatendimento Caixa | Senha Cartão Cidadão | Até R$ 1,500.00 |
Caixa Aqui. Lotéricas e Autoatendimento. | RG, CPF ou CNH. Cartão Cidadão e senha. | Até R$ 3,000.00 |
Vale lembrar que indo a uma agência é necessário o número de inscrição do PIS, documento de identificação, carteira de trabalho ou o termo de rescisão do contrato de trabalho. A liberação do dinheiro se dará de acordo com o mês de nascimento do beneficiário.
IMPORTANTE: Em caso de perda ou bloqueio da senha do Cartão do Cidadão, o beneficiário terá de ir até a agência regularizá-la.
Clientes da Caixa
Quem é cliente da Caixa conta com a vantagem de receber a quantia automaticamente na conta. Aos que ainda não possuem é preciso pedir a liberação para o recebimento em uma agência mais próxima, por meio do site, no momento da consulta.
Calendário oficial do FGTS Inativo 2019
Ao igual que o calendário do PIS 2019 o calendário oficial para depósito/saque dos valores nas contas inativas do FGTS 2019 segue o mês do nascimento dos trabalhadores como podemos ver na tabela abaixo:
Datas Calendário FGTS Inativo 2017
Calendário de pagamentoNascidos em: | Podem sacar em: |
---|---|
Janeiro e Fevereiro | 10/03/2017 |
Março, Abril e Maio | 08/04/2017 |
Junho, Julho e Agosto | 12/05/2017 |
Setembro, Outubro e Novembro | 16/06/2017 |
Dezembro | 14/07/2017 |
Como funciona este calendário?
O governo fará a liberação de acordo com os meses de nascimento do cidadão. Trabalhadores que nasceram entre janeiro e fevereiro pegam o benefício a partir de 10/03. Os de março, abril e maio a partir de 08/04. Os de junho, julho e agosto a partir de 12/05. Os de setembro, outubro e novembro a partir de 16/06. E por último, nascidos em dezembro podem obter o valor a partir de 14/07.
Os saques também podem ser feitos em Casas Lotéricas com o cartão do banco ou cartão cidadão. Portanto, se você se enquadra neste perfil fique atento e não perca a oportunidade de sacar o seu.
Caso você peça demissão é possível sacar o FGTS inativo?
Não adianta você se demitir agora para solicitar o saque das contas inativas, a regra exige que é só para aqueles que se demitiram ou foram demitidos com justa causa até a data de 31/12/2015, caso você se demita ou seja demitido com justa causa após essa data a regra normal do FGTS será aplicada, ou seja, você só pode efetuar o saque em casos de demissão sem justa causa ou financiamento de imóveis.
Tenho mais de uma conta inativa, saco apenas de uma?
Não. Se todas as contas inativas tiverem inativas até 31 de dezembro de 2015, seus valores serão somados e o saque será somente um. Não será necessário sacar separadamente.
Não quero sacar tudo, posso deixar uma parte guardado?
Não como FGTS mais, apenas se depositar em outra conta. Se desejar que seu saldo continue parado acumulando 3% de juros ao ano, então não configure a transferência automática no ato da consulta e nem vá até alguma agência autorizada para saque. Basta deixar parado que ele não irá se perder. Continuará acumulando.
E LEMBRE-SE: Qualquer pessoa que tenha trabalhado devidamente registrado e tenha pedido demissão ou demitido com justa causa pode sacar os valores contidos nas contas inativas, basta ficar atento ao calendário e as formas de recebimento para que não falte nenhum documento no momento do saque.
O saldo das contas inativas sumiu, o que aconteceu?
Caso você tenha feito uma consulta e tenha visto o seu saldo e já não veja mais, fique tranquilo segundo a Caixa isso quer dizer que o valor se encontra em processo de liberação para creditar em sua conta ou sacar nas agências da CEF, lotéricas e correspondentes.
Para saber como consultar os valores que você tem para receber de forma rápida sem sair de casa clique aqui, se houver qualquer problema com o seu FGTS inativo ligue para o 0800 726 2017, ou vá até uma agência da Caixa, se tiver alguma sugestão sobre os nossos próximos assuntos deixe a sua sugestão aqui nossos comentários e até a próxima! 😉
O que fazer se a empresa não depositou o seu FGTS das contas inativas? clique AQUI para mais informação!
Ainda é possivel sacar o saldo Contas Inativas 2019?
O saque das Contas Inativas do FGTS foi finalizado no dia 31/07/2017 conforme o Decreto 8.989/2017. Mas todo aquele trabalhador que tenha como comprovar que estava com alguma classe de doença que o impedisse de ir fazer o saque do seu FGTS inativo ou que tenha como comprovar uma situação de cumprimento de pena ou prisão restritiva à sua liberdade, no período de 10 a 31 de julho de 2017, ainda tem direito a fazer o saque.
Como fazer?
Vá até uma agência Caixa Ecônomica Federal com o comprovante do atestado médico ou certidão do órgão competente. A solicitação para realizar o saque do dinheiro poderá ser feita até 31 de dezembro de 2018.
- Quando houver rescisão de contrato, o empregador informa à Caixa sobre o ocorrido pelo Conectividade Social e, em até 5 dias úteis, você poderá sacar o benefício.
- Você poderá sacar ao se aposentar.
- Em caso de morte do trabalhador o saque também poderá ser feito.
- Ao permanecer fora do regime do FGTS por 3 anos ininterruptos, o saque pode ser feito a partir do mês do seu aniversário.
- Também é possível sacar para comprar casa própria, liquidar, amortizar ou pagar prestações de financiamento habitacional.
Agora que você sabe quanto tem disponível para sacar, já poderá se programar com antecedência.
Fonte: Site oficial da Caixa.
Boa noite!!
Tenho algumas contas inativas pra ser liberada no dia 10 de março em minha conta poupança, porém quando consulto minha conta tem um valor de liberação que não corresponde ao valor total que tenho a receber, como faço para saber se vai cair o valor total ou se vai ser liberado aos poucos???