O PIS não caiu na conta! Que fazer?

Uma das grandes dúvidas de quem é beneficiado pelo Abono Salarial é quando o valor estará disponível para saque ou, para aqueles que possuem conta corrente na Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil, quando o valor será depositado diretamente em suas contas. Se você acha que tinha que ter recebido esse ano e o dinheiro ainda não caiu na conta ou não recebeu leia atentamente o artigo a seguir.

nao recebi o abono salarial esse ano - O PIS não caiu na conta

O abono não caiu na conta esse ano? Veja o que poderia ter acontecido!

Quando recebo meu PIS do ano base 2018?

O pagamento do PIS/PASEP sempre tem inicio no mês de julho e termina em junho do ano seguinte, e é divulgado sempre com antecedência. Por exemplo, o Calendário do PIS/PASEP 2019 -2020 foi divulgado no ano passado, e o pagamento teve início em julho desse mesmo ano, e prosseguirá até o final de junho de 2020.

Em julho de 2020 já terá o início do próximo calendário de pagamentos para o ano base 2019.

Mas antes de conferir o calendário com a data de seu pagamento, é preciso saber se você está qualificado para receber o benefício nesse ano.

💡Como consultar o abono salarial do PIS pelo celular

Quem pode receber o abono salarial?

O abono salarial é um benefício anual pago aos trabalhadores que exerceram atividade remunerada em empresas privadas e aos funcionários públicos no ano base em questão, que funciona como uma complementação de renda e alcança o valor máximo de até um salário mínimo.

Para ter direito a sacar o benefício, o trabalhador precisa:

  •  Estar cadastrado no programa por um período mínimo de cinco anos.
  • Deve exercer atividade remunerada e registrada em carteira por pelo menos 30 dias nesse ano base, anterior ao ano do recebimento. Isso significa que aqueles que trabalharam registrados por 30 dias, consecutivos ou não, em 2017, poderão receber o benefício a partir de Julho 2018 até Junho de 2019.
  • Ter devidamente sua RAIS apresentada dentro do prazo.
  • Além disso, a renda mensal do beneficiado não poderá ultrapassar o equivalente a dois salários mínimos no período apurado.

📆 Quem tem direito a receber o PIS/PASEP no calendário 2020

Mas… Cuando é feito o cadastro no abono salarial do PIS/Pasep?

O cadastro no programa é feito automaticamente pelo primeiro empregador que registra a sua carteira de trabalho, por isso, se você já trabalhou com carteira assinada alguma vez não se preocupe, você já está cadastrado no programa.

💡 Como saber o número do PIS?

Calendário PIS 2020

Conforme mencionamos anteriormente, o calendário é divulgado anualmente, e o pagamento começa a ser disponibilizado em seguida. A disponibilização do benefício é feita de acordo com o aniversário do beneficiado, e já está sendo pago desde julho de 2019 até junho de 2020. O PIS que esta sendo pago nesse calendário é do ano base 2018.

A seguir, confira o calendário PIS do ano 2020:

calendario abono salarial 2019 2020

Já no caso do Pasep, o pagamento segue a ordem do último número da inscrição. Confira o seu final na tabela abaixo:

Vale ressaltar que correntistas da Caixa Econômica e Banco do Brasil receberão o valor alguns dias antes da data divulgada diretamente em suas contas correntes. Além disso, os beneficiados poderão sacar o abono salarial até um mês antes do início do próximo calendário de pagamentos. Ou seja, até junho de 2020.

 💸 Vale resaltar que todas as datas de pagamento desse calendário já foram liberadas, ou seja, caso seja corretista da CEF ou BB o seu PIS ou Pasep já deberia estar depositado em sua conta!!

Trabalhei no 2018 e não recebi o benefício. E agora?

Vamos na parte que interessa, se você preenche todos os requisitos para receber o benefício, mas quando chegou a data do seu aniversário não pôde sacar o valor, é preciso verificar o motivo da indisponibilidade do abono salarial. Não perca tempo, porque o beneficio só fica disponível até o dia 30 de Junho de 2020!

Uma das possibilidades é que você não foi beneficiado neste ano, lembre que o PIS que esta sendo pago atualmente é em relação ao ano 2018. Trabalhou pelo menos 30 dias nesse ano?

Se você tem certeza que é beneficiario do PIS nesse calendário, veja o que pode ter acontecido, confira a seguir alguns dos motivos da falta de recebimento mais comuns:

  • Confira que sua RAIS tenha sido apresentada corretamente pelo seu empregador dentro do prazo.
  • É possível que a sua conta da Caixa (PIS) ou BB (Pasep) esteja inativa ou bloqueada por algum motivo. Neste caso vale a pena visitar uma das agências da Caixa para se informar de qualquer pendência que possa existir e como resolvê-la.
  • Conta errada. Para resolver isso, basta ir até uma agência da Caixa.

🔎 Como consultar a RAIS de um trabalhador pela Internet

Saque do PIS não foi liberado por RAIS

Caso o trabalhador não tenha conseguido receber o seu direito nesse calendário por causa de problemas com a sua RAIS e o empregador tenha enviado mesmo com atraso, poderá retirar o seu benefício apenas no próximo exercício financeiro, ligando na caixa eles informam a data de liberação.

Agora se o empregador não resolver a situação, o trabalhador acabará sendo prejudicado, mas nesse caso poderá procurar seus direitos e consultar a um advogado trabalhista que provavelmente entrará com uma ação na Justiça do Trabalho, pedindo a empresa que pague ao funcionário afetado o valor do abono, corrigido por perdas e danos.

O empregador que não cumpra suas obrigações, além da multa pelo atraso da declaração RAIS, e que não procure resolver as irregularidades ficara sujeito a processos trabalhistas que podem gerar um prejuízo considerável, além de prejudicar os funcionários que contam com o recebimento do seu benefício.

Trabalhei no 2019 recebo PIS quando?

Caso você tenha mais de 5 anos no PIS e preenchido o requisito de trabalhar 30 dias, mesmo não sendo consecutivos, no ano de 2019, além de não ter uma renda maior do que dois salários mínimos, então você estará qualificado para receber o benefício no próximo calendário. Ou seja, apenas a partir de Julho de 2020 o benefício estará disponível no mês do seu aniversário, por isso fique ligado na divulgação do próximo calendário.

Se você já é beneficiado no ano-base corrente, lembre-se de acompanhar atentamente o calendário. O benefício fica disponível no mês do seu aniversário, mas cada mês tem um dia específico para liberar o valor para saque. Não adianta tentar receber o dinheiro antes deste dia.

Não deixe para sacar seu PIS no final do prazo!

 🧠 Lembre-se o prazo para sacar o PIS 2017 finaliza no dia 30 de junho de 2020!

Acompanhar o calendário é muito importante para você poder se programar para receber a renda extra ou até mesmo não perder a data de saque do benefício. Lembre-se que você tem até Junho para retirar o valor, por isso não perca tempo e sempre fique de olho nas datas de recebemento!

📌 Confira alguns de nossos outros artigos referente a Relação Anual de Informações Sociais:

Abono Salarial de 2017

Mas que acontece com o PIS do ano 2017?  Muitas pessoas ainda se perguntam qual é o prazo para sacar o abono salarial de quem trabalhou no ano de 2017. Infelizmente o prazo para fazer o saque do abono salarial de esse ano foi encerrado em 28 de dezembro do ano passado para o abono do ano base 2017. Segundo o Ministério do Trabalho, 22,9 milhões de trabalhadores sacaram o seu abono salarial, o que representa 94,36% do total de pessoas com direito ao benefício no Brasil.

Se você tem alguma dúvida mais sobre as razões sobre o porque o PIS não caiu na conta, crítica ou sugestão, adoraríamos saber o que você tem a dizer. Deixe um comentário no formulário abaixo e fale conosco!

50 Comentários

  1. Jefferson
    • Suporte
    • Verônica Aparecida
  2. Wendel
  3. Jacqueline
  4. Claudete aparecida Rodrigues
  5. niomara aparecida delaia
    • Suporte
  6. Heitor Jorge
  7. Giselia
  8. Alex Guedes
    • Suporte
  9. Patricia
    • Suporte
  10. Tiago
    • Suporte
  11. Adilson Pereira dos Santos Alves
  12. tarciana
  13. Erick
  14. Andreza Cristina Caldeira Souza
    • Suporte
  15. Claudio Francisco de moura
    • Suporte
  16. Glaucia mariano
    • Suporte
  17. Daiane
  18. Ana Paula
    • Suporte
  19. Paulo Garcia Gomes
    • Suporte
  20. luiz felippe
    • Suporte
  21. Ila santos
  22. adailton luciano de almeida
    • Suporte
  23. Queli santos
  24. Tiago
    • Suporte
  25. thiago
    • Suporte
  26. Sonia
    • Suporte
  27. Lucas
  28. MARIA ROSEMARY BARBOSA
  29. joice
  30. Andréia
  31. ana
  32. Silvia
  33. Genilton
  34. Jaine de Oliveira Lima

Deixe o seu Comentário: