Quer saber se tem que fazer o recadastramento Bolsa Família? Quando falamos sobre o Bolsa Família benefício social oferecido pelo Governo Federal para uma melhor distribuição de renda entre as famílias em situação de pobreza ou pobreza extrema, nós dificilmente pensamos em como ocorre a manutenção do cadastro que dá direito ao programa. Então para não correr o risco de perder o seu benefício ou ficar bloqueado, descubra como recadastrar Bolsa Família.

Pograma de Distribuição de Renda no Brasil Bolsa Família
- Que pessoas têm direito a receber o Bolsa Família?
- Como fazer o cadastro para começar a receber o Bolsa Família por primeira vez?
- Qual é o valor do Bolsa Família atual do 2020?
- Confira o calendário Bolsa Família 2020!
Revisão governamental anual
Cada ano o Governo realiza a averiguação dos dados existentes em diversas bases de dados que registram a renda dos brasileiros para ter certeza que não existem irregularidades nas informações fornecidas nos cadastros familiares, por exemplo, a renda per capita da família aumentou, houve alteração de endereço, ocorreu o cancelamento do CPF de uma pessoa da família, etc. Sendo assim, para evitar que fraudes existam, existe o processo do recadastramento que é feito cada 2 anos.
São dois tipos de recadastramento
Revisão Cadastral: Solicitado às famílias que apresentam informações que estejam conflitantes nas análises governamentais citadas acima.
Averiguação: Necessário para atualização das informações devido ao cadastro se mostra antigo, mas que ainda não apresenta nenhum tipo de irregularidade.
Como eu descubro se preciso recadastrar o benefício?
É bem simples, o Ministério do Desenvolvimento Social informa às famílias beneficiárias de formas diferentes, sendo elas:
- No próprio comprovante de pagamento do saque atual efetuado vai aparecer uma das seguintes palavras: “REVISÃO CADASTRAL” OU“AVERIGUAÇÃO”.
Atualizar Cadastro no CadÚnico.
- Uma carta contendo as informações sore o recadastramento é enviada ao endereço cadastrado pela família.
Quais são os documentos necessários para o recadastramento Bolsa Família?
Basicamente os documentos que irá precisar são os mesmo que os que foram apresentados na hora de fazer o Cadastro no CadÚNICO.
- Cartão Bolsa Família;
- Documento de identificação de todos os membros da família cadastrados (por exemplo, Carteira de Trabalho, CPF, Certidão de Nascimento, RG ou Certidão de Casamento);
- CPF ou título de eleitor responsável pela família no qual o Cartão Bolsa Família está no nome. Para as famílias que tenham origem indígena ou quilombola, qualquer tipo de documento de identificação pode ser usado;
- Carteira de trabalho assinada de aqueles membros da família que estejam trabalhando;
- Comprovante de residência atualizado para ser válido;
- Se houver crianças ou adolescentes que façam parte da composição familiar, é obrigatório levar consigo o comprovante de matrícula escolar de todas as crianças cadastradas;
- Carteira de vacinação das crianças até 7 anos;
- Um número de telefone também atualizado para que a secretaria de desenvolvimento social consiga entrar em contato.
Qualquer documento que não está na lista também pode ser solicitado pelo funcionário do CRAS que irá fazer a atualização do cadastro familiar.
E agora…onde faz o recadastramento?
Para fazer o recadastro é muito rápido e simples. Apenas vá até a Prefeitura Municipal da sua cidade com toda a documentação e procure pelo setor do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) e regularize a sua situação.
Se você trocou de endereço, a família aumentou, falecimento de um dos membros, aumento ou diminuição da renda ou qualquer outra informação importante ao respeito da sua família, INFORME ao fazer o recadastramento.
📌 Mas lembre-se!
O recadastramento no programa é obrigatório para todos, ocorre aproximadamente a cada dois anos e precisa ser feito da forma mais rápida possível para que o benefício não seja bloqueado ou até mesmo cancelado. Caso queira saber mais informação sobre o benefício bloqueado, clique aqui.
Caso tenham se passado mais de 2 anos e não tenha recebido nenhum aviso para atualizar o cadastro vá até o setor responsável mais próximo do CRAS em seu município o antes possivel.
E para que esse tipo de situação não ocorra fique de olho no nosso site pois está sempre cheio de dicas sobre todos os seus direitos como cidadão brasileiro.
E você ainda ficou com dúvidas sobre todo o processo do recadastramento Bolsa Família? Deixe-nos uma mensagem com a sua observação, dúvida ou por qualquer outro coisa ao respeito, pode usar o 📝 formulário abaixo.
Acho uma falta de respeito com o cidadão que madruga numa fila, alguns até mesmo dorme na fila pra pegar uma senha que vai até 150 números só.
Esses dias cheguei no Cras 4h30 da manhã e peguei uma senha de 146, sai 16h da tarde e naõ consegui fazer o recadastramento só porque a conta de luz está no nome da minha mãe e não no meu. Resumindo não levaram nem em consideração o tempo que fiquei esperando pra ser atendido e a hora que cheguei pra pegar uma senha.
eu quero me inscrever no bolsa familia eu nao posso trabalhar nao porque nao tenho movimento nas mao nao
Boa noite o meu bolsa foi bloqueado quando assinaram a minha carteira mas agora estou desempregada, quero saber se posso fazer o recadastro para voltar a receber o benefício pois tenho um filho adolescente na escola e estou necessitando dessa ajuda.
Eu perdi o dia, no caso o meu é revisão cadastral eu posso fazer em qualquer CRAS, consigo fazer em uma CAIXA Econômica Federal, ouvi alguns comentários q tem gente fazendo por lá, ou é só no Cras mesmo ?
Aconselho ir no CRAS. Se você está fora de prazo acho que seria o mais acertado.
Recebi meu último pagamento em março 2015 aí cortaram pois passei num concurso municipal…Só que hoje chegou um aviso urgente para recadastrar
ESTOU PRECISANDO PORQUE NAO ESTOU TRABALHANDO E TENHO 3 FILHO PARA CUIDA E TODOS ESTUDA ESSE PROGRAMA ERA QUEM MAIS NECESSITA
Fiz recadastramento em 2016 e marcaram o proximo para, 2018 .perdi o lapel com a data mas lembro que era em junho. Como faço para, saber a data certa?
Laura não se preocupe, normalmente eles avisam com uma mensagem no extrato. Mas mesmo assim procure o CRAS mais proximo e faça já o recadastramento para evitar qualquer dor de cabeça.
Eu queria saber eu recadrastrei o bolsa família no dia 17 de Agosto aí quando eu fui receber dia 27 de Agosto veio dizendo lá no papel que eu tinha até dia 14 de Setembro pra recadrastra será que isso é normal ou não ou ainda não tinha caído no sistema