Tenho dois números de PIS o que fazer?

Tenho dois números de pis como resolver

Tenho dois números de PIS o que posso fazer? Muitas pessoas têm passado por este problema na hora de sacar algum benefício e não sabem o que fazer.  Vamos para algumas respostas, confira neste post!

O Programa de Integração Social (ou PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) são programas governamentais, um privado e público, respectivamente, destinados ao recolhimento de renda.

Quando você chega na agência da Caixa Econômica Federal e recebe a notícia que tem dois números de PIS ou PASEP, além de ser constrangedor, você perde tempo e ainda acaba com muita dor de cabeça. E agora como resolver duplicidade de PIS ou PASEP?

Fique de olho: Trabalhadores descobrem que têm dois números no PIS ou PASEP  ficam sem poder sacar benefícios trabalhistas como o seguro-desemprego, FGTS e abono salarial! Tenha seus dados sempre atualizados!

Porque acontece do PIS e o PASEP serem cadastrados duas vezes?

Muitos tem tido dúvidas sobre o que fazer quando se descobre o número do PIS/PASEP está duplicado.

Ao longo de suas vidas, muitos trabalhadores acabam passando por vários empregos diferentes, públicos e privados. Em cada trabalho desse, o empregador é obrigado a destinar um valor ao PIS/PASEP assim que o funcionário é efetivado na empresa, sendo recolhido pela empresa em questão até que o funcionário vá para outra ou seja demitido.

Pela falta de sincronia de informações entre os órgãos responsáveis pelo mesmo, muitas pessoas acabam ficando com dois números PIS/PASEP ao invés de somente um, o que é o certo.

O Programa de Integração Social (PIS) é administrado pela Caixa Econômica Federal, mas recebe cadastros de outras origens, como do MTE, do Cadastro Único para Programa Sociais do Governo Federal, do Sistema Único de Saúde (SUS), do Banco do Brasil, dos Correios e das prefeituras.Tenho dois números de PIS o que fazer?

Um exemplo disso era que o Sistema Único de Saúde (SUS), emitia o PIS/PASEP além da Previdência Social e a Caixa Econômica Federal. Pela falta dessa troca de informações, os que necessitavam ir ao SUS acabavam por terem um segundo cadastro, resultando num conflito de números da mesma pessoa.

Veja também outra dúvida freqüente:

Como resolver o problema do PIS/PASEP duplicado?

Talvez você não consiga resolver imediatamente a duplicidade do seu PIS/PASEP, mas não se trata de um processo exaustivo, basicamente para resolver este problema, você poderá proceder de formas diferentes, como:

  • Ligando para a Caixa Econômica Federal pelo número 0800 7260 0101 para dúvidas;
  • Acessar o site da Caixa para obter maiores informações;
  • Comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal.arrumar duplicidade do pis

Caso seja constatada a duplicidade do PIS/PASEP, será necessário comparecer a uma agência da Caixa portando a Carteira de Trabalho, o CPF e também o RG.

 

Lá será feita uma pesquisa para encontrar os números existentes. A partir daí, será preciso fornecer uma carta pedindo a unificação dos números existentes, e caso existam valores nas duas contas, outro documento pedindo a unificação do FGTS.

Só após isso é que será possível o saque do PIS/PASEP aos que estão autorizados a sacar, de acordo com as novas regras.

Como sacar o PIS/PASEP

O saque do PIS/PASEP é diferenciado: do PIS, ele é realizado pela Caixa Econômica Federal. Neste caso, é preciso ficar atento ao Calendário do PIS que é divulgado todos os anos, com a data de saque correspondente ao mês de aniversário do participante.

Já o PASEP só pode ser sacado nas agências do Banco do Brasil. O saque deste benefício também tem seu Calendário, divulgado pelo Banco do Brasil. Neste caso, é preciso atentar para o número final do PASEP, responsável por determinar a data do saque.

Nos dois casos, é preciso consultar o site correspondente, se a sua condição permite usufruir do benefício e verificar quais documentos são necessários para sacar o PIS/PASEP.

Agora que já sabe como resolver o seu problema dos dois números de PIS, fique atento ao calendário e não perca o seu direito a receber o abono salarial!

📅 Confira agora o novo calendário do PIS!

25 Comentários

  1. Nivia Coelho
  2. Maria Leni
    • Karina
  3. Suelia
    • Suporte
  4. Adriana Pereira de França
    • Suporte
  5. RENATA
    • Suporte
  6. Janaina
    • Suporte
  7. Gislaine da Silva Nascimento
    • Suporte
  8. Marta
    • Suporte
  9. Edmilson
    • Suporte
  10. Jéssica
    • Suporte
  11. MACYCLELMA ALBUQUERQUE
    • Suporte
    • Maxmiliano
  12. Sônia
  13. Fabíola

Deixe o seu Comentário: