Tenho dois números de PIS o que posso fazer? Muitas pessoas têm passado por este problema na hora de sacar algum benefício e não sabem o que fazer. Vamos para algumas respostas, confira neste post!
O Programa de Integração Social (ou PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) são programas governamentais, um privado e público, respectivamente, destinados ao recolhimento de renda.
Quando você chega na agência da Caixa Econômica Federal e recebe a notícia que tem dois números de PIS ou PASEP, além de ser constrangedor, você perde tempo e ainda acaba com muita dor de cabeça. E agora como resolver duplicidade de PIS ou PASEP?
Fique de olho: Trabalhadores descobrem que têm dois números no PIS ou PASEP ficam sem poder sacar benefícios trabalhistas como o seguro-desemprego, FGTS e abono salarial! Tenha seus dados sempre atualizados!
Porque acontece do PIS e o PASEP serem cadastrados duas vezes?
Muitos tem tido dúvidas sobre o que fazer quando se descobre o número do PIS/PASEP está duplicado.
Ao longo de suas vidas, muitos trabalhadores acabam passando por vários empregos diferentes, públicos e privados. Em cada trabalho desse, o empregador é obrigado a destinar um valor ao PIS/PASEP assim que o funcionário é efetivado na empresa, sendo recolhido pela empresa em questão até que o funcionário vá para outra ou seja demitido.
Pela falta de sincronia de informações entre os órgãos responsáveis pelo mesmo, muitas pessoas acabam ficando com dois números PIS/PASEP ao invés de somente um, o que é o certo.
O Programa de Integração Social (PIS) é administrado pela Caixa Econômica Federal, mas recebe cadastros de outras origens, como do MTE, do Cadastro Único para Programa Sociais do Governo Federal, do Sistema Único de Saúde (SUS), do Banco do Brasil, dos Correios e das prefeituras.
Um exemplo disso era que o Sistema Único de Saúde (SUS), emitia o PIS/PASEP além da Previdência Social e a Caixa Econômica Federal. Pela falta dessa troca de informações, os que necessitavam ir ao SUS acabavam por terem um segundo cadastro, resultando num conflito de números da mesma pessoa.
Veja também outra dúvida freqüente:
Como resolver o problema do PIS/PASEP duplicado?
Talvez você não consiga resolver imediatamente a duplicidade do seu PIS/PASEP, mas não se trata de um processo exaustivo, basicamente para resolver este problema, você poderá proceder de formas diferentes, como:
- Ligando para a Caixa Econômica Federal pelo número 0800 7260 0101 para dúvidas;
- Acessar o site da Caixa para obter maiores informações;
- Comparecer a uma agência da Caixa Econômica Federal.
Caso seja constatada a duplicidade do PIS/PASEP, será necessário comparecer a uma agência da Caixa portando a Carteira de Trabalho, o CPF e também o RG.
Lá será feita uma pesquisa para encontrar os números existentes. A partir daí, será preciso fornecer uma carta pedindo a unificação dos números existentes, e caso existam valores nas duas contas, outro documento pedindo a unificação do FGTS.
Só após isso é que será possível o saque do PIS/PASEP aos que estão autorizados a sacar, de acordo com as novas regras.
Como sacar o PIS/PASEP
O saque do PIS/PASEP é diferenciado: do PIS, ele é realizado pela Caixa Econômica Federal. Neste caso, é preciso ficar atento ao Calendário do PIS que é divulgado todos os anos, com a data de saque correspondente ao mês de aniversário do participante.
Já o PASEP só pode ser sacado nas agências do Banco do Brasil. O saque deste benefício também tem seu Calendário, divulgado pelo Banco do Brasil. Neste caso, é preciso atentar para o número final do PASEP, responsável por determinar a data do saque.
Nos dois casos, é preciso consultar o site correspondente, se a sua condição permite usufruir do benefício e verificar quais documentos são necessários para sacar o PIS/PASEP.
Agora que já sabe como resolver o seu problema dos dois números de PIS, fique atento ao calendário e não perca o seu direito a receber o abono salarial!
📅 Confira agora o novo calendário do PIS!
Ótimo esclarecimentos, muito obrigado.
A caixa econômica Federal não conseguiu unificar os dois números, pois alega que um é do PIS e outro é do PASEP. Será que a secretaria da Fazenda resolve?
Acho que é no Ministério do Trabalho
Nesse caso do plus duplicado mesmo eu indo pegar o número original na posso ter algum problema pra receber o seguro desemprego?
Sim, poderia dar problema. Aconselho solucione essa duplicidade o antes possivel para evitar futuras dores de cabeça.
Gostaria de saber como tenho três números de PIS a caixa pode cancelar e não vai atrapalhar quando eu for aposentar os tempos de casa vai ficar atualizado num só. Obrigado
Sim tem que unificar justamente para não dar problema.
Fui a uma agência na última semana de setembro/2018 e a atendente disse que não seria possível unificar. Agora estou vendo essas informações no site e estou pensando em tentar novamente, mas tentei ligar no 0800 7260 0101 pra saber qual a informação mais atualizada e não consigo falar.
Na realidade sim é possivel unificar sempre e quando sejam dois números do PIS. Na Caixa eles tem que resolver e só deixar um unico número do PIS ativo você precisa levar consigo ambas carteiras e de trabalho e o documento de identidade, e pedir para unificar os registros.
Agora, se você tiver um número de NIS e um outro de PIS aí é a sua empresa que tem de fazer uma RDT (que pode ser feito no site da Caixa mesmo) para regularizar a sua situação.
Olá, tenho dois pis gerados pela mesma empresa, os dois possuem depósitos do FGTS, um já está inativo. Caso eu seja desligada da empresa, poderei sacar o valor que está nesse pis inativo?
A ideia quando isso acontece é que a informação do número inativo seja enviada ao número correto, simplesmente ocorre a unificação deles.
Bom dia!!
Tenho a seguinte situação, no ano de 2004 eu trabalhei 6 meses no estado nesta época foi gerado para mim um numero de Pasep. Quando tive a carteira assinada pela CLT foi criado junto a caixa um numero de PIS. Quando fui desligada deste emprego. Meses depois tornei trabalhar de carteira assinada em outra empresa e foi utilizado novamente o numero do PIS. Este ano tive uma surpresa quando fui ate uma agencia da caixa sacar meu PIS. Ao chega no atendimento a atendente disse que meu numero de PIS estava inativo e o PASEP de 2004 ativo, não foi feita nenhuma unificação, sendo que na Raiz de 2017 foi informado o numero do PIS e não Pasep. Passei a situação para a contabilidade que atende a empresa mas ainda não conseguiram regularizar a situação, ou seja trabalho pela CLT e estou vincula em uma conta de PAsep ativo no Banco do Brasil. Alguém poderia me ajudar / dizer se existe alguma coisa a ser feita par regularizar essa situação para que eu possa continuar a receber o PIS pela caixa econômica
e não pelo Banco do Brasil.
Você tem que pedir na Caixa que unifiquem os dois números, isso foi erro de quando aconteceu seu registro no PIS, quem fez seu registro teria que ter usado seu número do Pasep…
Olá boa tarde eu dei entrada no meu seguro mas não consta cadastro meu na caixa fui no SAC eles mim disseram que caiu em um outro país que eu teria que fazer a troca do pis. Será que eu recebo o seguro já dei entrada
Olha você tem que fazer a unificação dos dois números o quanto antes e ver como fica o negocio do seu seguro desemprego.
Descobri que o número do meu PIS foi gerado um outro novo com isto a minha empresa acabou atualizado para o novo número do PIS porém os novos depósitos feitos pela empresa foram para o novo número do PIS e os rendimentos da conta começaram do zero hino número do PIS antigo congelou aquele valor que já tinha E agora o que devo fazer pois está como se eu tivesse começando a trabalhar agora sendo que eu já tenho 5 anos de carteira assinada que consta o número do PIS antigo no qual a caixa cancelou devo ir na caixa e solicitar a transferência do valor do PIS antigo para o novo ou é na empresa
Olha Edmilson você vai ter que ir na Caixa ou no MTE e pedir unificação dos números, porque isso tal e como esta agora esta totalmente errado. O erro foi da empresa em criar um novo número do PIS para você, realmente eles que deberiam arrumar. Provavelmente você tem que fazer a unificação no PIS e FGTS.
Tenho dois números de PIS, minha empresa já fez a RDT, consegui sacar o FGTS, porém, no documento para sacar o Seguro Desemprego, saiu com o número do PIS inativo. O que eu faço?
Você tem que arrumar isso, vá na Ciaxa e peça unificação dos dois números e depois procure o MTE.
OI!!! ACABEI DE DESCOBRIR QUE O MEU PIS FOI ATUALIZADO, CRIARAM UM NOVO NUMERO, POREM O ABONO SALARIAL ESTA NO PIS ANTIGO. O QUE EU DEVO FAZER PARA RECEBER O ABONO?
Bom receba no outro no número. E depois arrume isso, peça na Caixa a unificação dos dois números.
Para ser realizado a unificação do PIS quais são os documentos?
Agradeço desde já.
Boa tarde!
Eu sempre tive um pis e nessa última empresa que trabalhei, eles me cadastraram com um novo número de PIS e agora tenho dois pis, já fui na Caixa econômica federal para eles arrumarem porém não arrumaram ainda, e a outra empresa que vou trabalhar não consegue cadastrar meus dados no e-social da a opção de PIS divergente com o CPF, por favor me fala aonde que eu possa ir para resolver isso é com a última empresa que trabalhei.
Boa tarde! Tava com dois números do pis, foi feita a unificação a minha dúvida e se eu vou pega o pis pq o primeiro pis meu foi cadastrado em 2013 e o novo em 2015 ? E até o momento ñ costa que tenho 5 anos de cadastro no pis
Boa tarde eu trabalhei a primeira vez de carteira assinada em 2013 em 2018 completou os 5 anos mas eu já estava em outra empresa aí fui no banco pra saber c ia receber o pis eles falaram que partir de 2019 pois bem o calendário 2020 pagaria o pis 2019 no que não costa abono pq a caixa fez outro número de pis pra min aí fizeram uma raz radificadora e agora como fica o pagamento do meu abono eu vou perde pq não costa abono nem pra esse novo número de pis nem pro antigo?